terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Viagem de Moto à Argentina - Chile: Conhecendo a Cordilheira dos Andes em 6 Pasos

De Santa Catarina - Brasil, à Patagônia Argentina e Chile

Quando programamos uma viagem, minha função é demarcar a rota e pesquisar sobre tudo o que há por perto. Desta forma posso fazer alterações no trajeto, acrescentando ou excluindo pontos de parada. Meu marido auxilia na parte de decidir por esta ou aquela rodovia, mas no geral, baseada nas pesquisas via internet e em consultas nos mapas físicos, delimito a rota, as cidades para pernoite, os locais para visitação, paradas para registros fotográficos, entre outras coisas. Nesta viagem, até me arrisquei em delimitar a quilometragem diária de acordo com os pontos turístico de cada região e locais com boa estrutura - ou pelo menos com o mínimo necessário - de hotéis/pousadas e restaurantes.

Desta vez, escolhemos a Patagônia Argentina, na Região dos 7 Lagos, e a parte correspondente ao lado do Chile por dois motivos: primeiro porque meu marido já foi ao Ushuaia (Sul) e, por enquanto, não tem interesse em voltar tão cedo; segundo, pretendemos fazer uma viagem ao Atacama (Norte) e, quando fizermos, queremos ir até Machu Picchu no Peru, por isso optamos por fazer esta região 'centro-sul' por ser algo novo para ambos.


A Cordilheira dos Andes é fascinante e todas as localidades à sua volta possuem paisagens exuberantes e bastante peculiares. Tudo o que vejo a respeito me deixa cada vez mais ansiosa para esta viagem.


"A cordilheira possui aproximadamente oito mil quilômetros de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento). Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o monte Aconcágua, com 6 962 m de altitude. É uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo uma formação geológica datada do período Terciário. A cordilheira surgiu em resultado de um choque ocorrido entre duas placas tectônicas: há milhões de anos, a placa de Nazca moveu-se em direção à placa sul-americana, dando origem às elevadas montanhas que hoje formam a cordilheira dos Andes".


Nosso objetivo é conhecer as localidades próximas à Cordilheira do Andes no lado Chileno e Argentino. Cada vez que se 'cruza' uma fronteira esta passagem tem o nome de passo fronteiriço  ou "paso" em espanhol. Desenvolvi o trajeto de modo a "ziguezaguear" a Cordilheira do Andes em 6 'pasos':

1. Paso Cardenal Antonio Samoré: une a província de Neuquén (ARG) com as cidades chilenas de Osorno, Frutillar, Puerto Varas e Puerto Montt;

2. Paso de Pino Hachado: une o departamento de Picunches, Província de Neuquén (ARG)a comuna de Lonquimay, na Província de Malleco, Região da Araucanía (CHI);

3. Paso de Pichachen: une a localidade neuquina de El Cholar, a localidade chilena de Antuco;

4. Paso de la Cumbre (Cristo Redentor): travessia entre Mendonza e Santiago;

5. Paso del Agua Negra: liga a Região IV de Coquimbo (CHI) com a província de San Juan (ARG);

6. Paso de Pircas Negras: conecta o noroeste da Argentina, na província de La Rioja a região de Atacama.


Nos programamos para iniciar a viagem no dia 26 de dezembro de 2016 e não sabemos ao certo a data do retorno, mas temos uma previsão aproximada de 25 dias. A ideia é passar a virada de ano em Bariloche e fazer a primeira travessia da cordilheira no dia 1° de janeiro de 2017.


Os preparativos mentais foram feito há muitos meses, mas a prática começou algumas semanas atrás:

  • Plastificando os mapas

 


  • Renovando nossos passaportes
  • Adquirindo novos itens para a moto ... entre outras coisas.


Nesta viagem decidimos fazer cartões de visita pois durante as viagens/passeios acabamos encontrando outros motociclistas ou mesmo pessoas que nos ajudam com informações e que querem manter contato conosco.



Convido à todos para nos acompanhar por mais esta aventura sobre duas rodas...

Faltam 20 dias e contando!!!

Até o próximo post!









Nenhum comentário:

Postar um comentário